terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Exercício para a alma

Este aqui é apenas para dizer que você não precisa juntar vários livros que você não gostou de ler só por números, para dizer aos outros que tem mais livros.
Você pode doar este excesso, existem muitas pessoas que adorariam receber um livro. Embora você não ter gostado outra pessoa pode gostar, que tal fazer isso?

Algumas semanas atrás o fiz. Retirei dos meus livros 6 deles para doar já que não os leria mais.
E foi muito legal, dois amigos meus têm livros "novos" agora.

Fiz isso baseado no que um amigo meu fez...
Meses atrás ele pegou quatro livros que não iria ler mais e decidiu que os daria às pessoas de diferentes formas.
Na primeira vez, com o primeiro livro, ele estava na parada do ônibus e uma mulher se sentou ao seu lado, depois de um tempo ele perguntou se ela gostava de ler. Ao ter a resposta afirmativa, ele lhe deu um dos livros.
Na segunda vez, ele deixou um livro em um dos bancos perto da biblioteca da universidade e foi embora.
Com o terceiro livro ele deixou-o no banco do ônibus que ele pega pra ir à universidade e ficou observando para ver se alguém o pegava, mas até ele descer ninguém havia encontrado o livro.
O quarto livro ele ainda não havia dado quando falei com ele pela última vez, não sei se ele já o deu ou não.

Então, aconselho fazer isso, você se sente melhor e deixa alguém feliz.
Desapegar daquilo que não vai ser usado é  um bom exercício para o corpo, a alma e a mente, afinal se formos embora agora ou depois, não levaremos nada daqui.

Espero que tenha gostado! Beijos.

62 comentários:

  1. Aeh, eu não sou do tipo que guardo livros que não gosto...
    Às vezes acabo dando alguns para sorteios, outros eu dou para meus amigos que eu sei que faz mais o estilo do livro.
    Desapegar faz bem rsrs


    beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Recentemente eu separei uma sacola de livros que não leria e doei para uma amiga que está montando uma biblioteca em um projeto. Acho a ideia fantástica.
    Não suporto ver livros que não irei ler na estante, geralmente eu vou no sebo e troco, ou dou para alguém.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/2016/01/video-resenha-eu-estive-aqui.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí que lindo *-* parabéns pra ela e VC tbm.
      Trocar no sebo tbm é uma boa, tem MT livro bom lá.
      Beijos!

      Excluir
  3. Ai Gisele, sinceramente não consigo me desapegar dos livros, até porque eu apreciando ou não a leitura de qualquer um deles, o livro faz parte de um momento meu e acho importante guarda-lo. Só com livros sou assim, o resto, mando embora até com a etiqueta de nova, mesmo sem ter usado. Mas livro, caramba, livro é demais!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa kkk mas lembra que livros foram feitos para serem lidos. VC nunca vai perder seus momentos com seus livros, sempre serão só seus, estando com o livro ou não.
      Tenta fazer só com um, vai que não é tão ruim, se VC não se sentir bem, não faz mais. :)
      Kkkkk
      Beijos!

      Excluir
  4. Gisele, me identifiquei com o texto... eu particularmente já fiz isso por duas vezes.
    Uma em um ônibus e um bosque e particularmente acho que todos deveriam fazer isso para dar incentivo a leitura.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Olha eu acho que tu tem toda razao.
    Isso não serve só para os livros, mas para tudo né?
    Acho que temos que DESAPEGAR de tudo que é material, porque como tu disse, quando a gente morre não leva nada com a gente e realmente não tem porque ficar guardando. Eu estou tentando vender alguns livros meus, se eu não conseguir, eu acho que vou doar mesmo. Mas como são NOVOS e que comprei, estou querendo ganhar um dinheirinho.
    Mas mesmo assim achei a ideia bacana e tenho alguns para doar também.
    Espero poder fazer isso em breve.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-amor-fora-do-ar.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, desapegar sempre, eu não tenho nem mais roupas pra doar kkkk.
      Ganhar dinheiro tbm é uma boa, VC tbm pode trocar em algum sebo, alguns tem bons livros.
      Beijos!

      Excluir
  6. Realmente é uma ideia fantástica. Um tempo atrás fiz isso, eu e minha mãe tiramos uns vinte livros que estavam parados, mas a gente vendeu para um sebo. Acho que serve também, né?!
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serve demais! Livros que vão para sebos sempre dão uma boa rodada por aí hahaha fora que vc ainda descolou um dinheiro. Você também poderia ter trocado por outros no sebo mesmo, caso tivesse gostado de algum =D
      Beijos!

      Excluir
  7. Ola adorei a ideia preciso dar uma revisada em minha estante, mas confesso que tenho um xodó por meus livros menina.
    Para aqueles que sei que não rei ler vou doar. Trabalhar o Desapego. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo =D Você também pode trocar em algum sebo como muitas das meninas disseram aí nos comentários, ou até vender para eles. O que não vale é o livro ficar parado se não vai ser lido!
      Beijos!

      Excluir
  8. Olá, boa noite, tudo bem? Mesmo eu achando isso super legal, super bonito, eu não consigo me desapegar de nenhum deles, é bem estranho isso, mas mesmo que eu tenha odiado o livro eu continuo com ele, eu sei, é um defeito muito feio não onseguir se desapegar, mas o que eu posso fazer eu não consigo... Beijos
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olar. Você poderia tentar só com um, ou trocar num sebo por outro que lhe interesse, assim o livro vai sair do desuso e outra pessoa vai poder ler. Aí se você conseguisse, poderia faria mais vezes. =)
      Beijinhos!

      Excluir
  9. Oi!
    Que post incrível, absolutamente! Hoje em dia não tenho tantos livros assim e os que tenho, e não tenho apego, geralmente troco em uma "biblioteca móvel" que tem aqui no Rio, mas achei a ideia simplesmente sensacional! Da próxima vez, ao invés de trocar, irei procurar uma estratégia dessas, de doar. É realmente maravilhoso para a alma.
    Parabéns pela postagem, me inspirou profundamente <3

    Beijos!
    www.cademeuslivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom trocar também. O que não vale é o livro ficar parado em casa sem perspectiva de ser lido ;D Mas é muito bom dar a alguém, as pessoas ficam mais radiantes quando ganham algo, e para quem gosta de ler ganhar um livro é sensacional!
      Obrigada, querida! Beijos!

      Excluir
  10. Oi Gisele,
    Esse é um concelho que eu não vou seguir, hauhauhauhauha morro de ciúme dos meus livros e gosto de tê-los guardados, os deixarei de herança pra minha filha. Quando não gosto de algum eu troço, mas não consigo e nem quero me desfazer dos meus bebês. Quando quero dar livros a alguém compro um novo, porque tenho ciúmes dos meus, kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk eu guardo apenas os que eu quero ler novamente! Mas trocar é bom, como eu já disse em outros comentários, só não vale o livro ficar na prateleira apenas de enfeite, ele deve ser lido!
      Já que tocou no assunto, pode me dar um, eu aceito u.u kkkkk
      Beijos!

      Excluir
  11. Realmente é uma atitude que deveria ser feita mais vezes, eu amo ter os livros que leio, mas os que eu não gosto eu sempre procuro passar para a frente e dar para alguém a chance de ler e quem sabe gostar da história que para mim não serviu. Então parabéns pela sua atitude e a atitude de seu amigo, incentivar a leitura é sempre bom!
    Faz muito tempo que li perdendo-me (acho que é isso, li em inglês), o primeiro livro dessa série, mas lembro que me apaixonei e me encantei perdidamente pela história. Infelizmente ainda não havia os outros e eu acabei esquecendo, agora vendo sua resenha me despertou o interesse em ler e saber como a Kelsey amadurece durante a história (e suas aventuras antes disso) e é claro me apaixonar pelo Hunt que tenho certeza que será um amor, sexy e apaixonante. Amo a escrita da autora e espero gostar desse tanto quanto gostei do primeiro! Obrigada pela dica <3
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Pois é, se não gostou para que guardar?

      (Querida, tu falou de uma resenha no comentário, mas não tem resenha nenhuma aqui, rs, acho que tu colou sem querer kkkk) Beijos!

      Excluir
  12. Oiii!

    Eu já fui mais apegada. Não doou meus livros da Meg hahaha, mas os que eu já li e não vou reler ou não me conectei tanto com a história, eu doou. Ano passado tirei 10 de uma vez só.
    Esse mês quero ver se consigo tirar mais alguns e deixar espalhado por SP :D
    Otima abordagem de tema :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    De vez em quando eu doo alguns livros meus para alguns amigos, já cheguei a doar para a escola também. Como você disse, não precisamos juntar livros que não leremos mais só para dizer que os temos. Adorei o post ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Gisele, achei ele é bem legal.
    na verdade quando eu mudei de cidade antes de vir pra cá eu deixei todos os livros que eu não iria mais na biblioteca foi uma espécie de retribuição por todas as vezes que eu tinha pego emprestado lá pra poder ler, Afinal nem sempre têm dinheiro para poder comprar meus livros e muitas vezes eu peguei emprestado. Hoje em Dia com blog eu tenho alguns livros ali que poderia ir para doação pois eu não os Leiria mais, mais recentemente recebi de um blog o livro Viajante, e achei maravilhosa ideia. O que é esse livro Viajante, quando alguém ganha um sorteio do seu blog, surpresa você acaba mandando um livro que você já leu e não quer maiss e com esse livro Uma Carta explicando, que ela recebeu um livro viajante que ela pode ou lê ou passar adiante por uma outra pessoa q va ler. mas vou te confessar que eu morro de ciúmes dos meus livros. :)

    beijos e até mais.

    Giuliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha. Também já peguei muitos livros de biblioteca. Só consegui ler a saga HP e PJO e alguns livros de Dan Brown por causa da biblioteca do lugar que eu fazia curso ♥ Outros eu ganhei, alguns comprei quando tinha dinheiro.
      Esse lance do viajante é legal, gostei!
      Beijos!

      Excluir
  15. Oi Gisele
    Eu não costumo doae os livros que não quero mais, ultimamente tenho feito um bazar com eles, mas acho.legal a iniciativa e vou separar alguns para essa finalidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bazar também é boa pra desenrolar um dinheiro. Não pode é o livro ficar na estante sem perspectiva de ser lido ;D doar é sempre bom.
      Beijinhos!

      Excluir
  16. Olá, bacana o post. Volta e meia me desfaço de algum livro que eu não vá ler novamente, é uma boa ideia.

    ResponderExcluir
  17. Olá!!!
    Sempre que vejo algo falando em dar os livros lembro de um livro do Paulo Coelho que cita esta situação e eu sempre me pergunto porque dar meus livros? Afinal não tenho o hábito de reler, mas não consigo entender este apego que tenho a eles em relação a dar-lós; pois eu empresto numa boa, até gosto de emprestar para poder conversar sobre ele, mas da já é outra história. O desapego é importante mas por enquanto em relação aos meus livros e cds não consigo.

    Carla Fernanda
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderia dar um só como experiência para ver o que sente. Emprestar sempre é bom também, ele não deixa de ser lido. Amo gente sem frescura pra emprestar ♥
      Beijos!

      Excluir
  18. Acho a sua ideia fantástica. No meu caso isso é um pouco difícil porque sou professora de literatura, então os livros são o meu material de trabalho. Ainda assim, gostei da ideia e vou dar uma olhada para ver se há algum que não vá fazer falta. Há uns dois anos doei livros infantis, que o meu sobrinho não queria mais ler, para uma criança que parece ter ficado bem feliz. Só não sei se os livros foram lidos, não tive essa notícia, mas espero que sim. Gostei da sua iniciativa, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora de literatura *-* amava essas aulas.
      Se usa o livro, continue com ele. Não vale é ele ficar na estante só de enfeite, dá uma pena =( Parabéns por doar ;D
      E obrigada.
      Beijos!

      Excluir
  19. Adorei o texto.
    Acho importante praticarmos o desapego.
    Costumo doar livros que não gostei tanto. Assim como roupas e calçados em bom estado.
    Acredito que dar faz você abrir espaço para novos recebimentos.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso (tanto que nem tenho mais o que doar kkk). Essa tua última frase disse tudo!
      Beijos!

      Excluir
  20. Adorei a iniciativa do seu amigo. Eu sou apegada com meus livros e tento deixá-los os mais intactos possível, só que tem uns livros que seja porque não me interessam mais ou não foi uma leitura positiva que tenho vontade de passá-los adiante, mas tem o "amanhã faço isso" na frente :/

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe o que tu faz? Junta eles agora e manda uma foto pro grupo onde tem um monte de amigas tuas que gostem de ler e pergunta por quais elas se interessam, se possível, deixa um pra cada uma =D
      O amanhã vai ser só pra vc entregar ;D
      Beijos!

      Excluir
  21. Oi Gisele! :D
    Muito legal a iniciativa do seu amigo e de você, eu já pensei em me desapegar de alguns livros, mas tenho que ter muito cuidado pois eu releio meus livros de tempo em tempo, então é uma decisão bem complicada com quais fazer isso.
    Alguns já presenteei alunos nas escolas em que dei aula. <3 E foi maravilhoso!

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;D Pois é. Eu só doei os que realmente eu não gostei e/ou não vou ler mais.

      Beijos!

      Excluir
  22. Oi Gisele, você está muito certa. Sempre que posso estou doando meus livros, é difícil eu confesso, porque são meus queridinhos, mas assim como você disse, não adianta ter eles só pelo prazer de acumular e dizer que tem muitos livros.

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-zen-socialismo.html

    ResponderExcluir
  23. Oie!
    Acho super bacana esse desapego! Pois quanto livros nós vamos ler somente uma vez e depois deixar de lado, enquanto outras pessoas podem aproveitar para conhecer a história. Sem contar que estaremos contribuindo para a pessoa a ler mais, enriquecer o conhecimento, e além de ter algumas horas de entretenimento.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  24. Ainda não comecei a praticar a arte do desapego, rs.. Mas acho a atitude bonita e pretendo fazer isso em breve. Gostei muito do post e concordo que por mais que uma história não nos conquiste, essa mesma história pode ganhar outra pessoa.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga! Pois é, tem gosto pra tudo!
      Beijinhos.

      Excluir
  25. Antes eu não conseguia desapegar, mas hoje em dia, como são muitos livros, preciso doar até mesmo aqueles que acabei gostando. Só fico mesmo com um ou outro muiiito favorito.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, querendo ter outros e sem espaço. Os que eu tenho agora saão os que eu ainda não li e os que eu quero ler novamente. Talvez daqui pro fim do ano eu doe mais.
      Beijinhos!

      Excluir
  26. Hahahaha eu ri quando li seu texto.
    Como não tenho estante, ainda, fica complicado guardar livros aqui em casa e como já tinha mais de 300 resolvi que neste ano de 2016 desapegaria. Nunca imaginei que faria isso, mas passei mais de 45 livros para outras pessoas. Isso mesmo, mais de 45, rs.
    Não senti medo, medo receio de doá-los, até que me senti bem.
    Tirei fotos dos livros que coloquei na Hora do Desapego e coloquei na fanpage e no isnta do blog, mas a pessoa que escolheu os livros que quis tem que pagar o frete, afinal são livrs demais para arcar com tudo sozinha. Minha sobrinha levou 13 para ela, otras amiga veio e levou 7 e o restante os seguidores do blog pegaram. Agora só enviar.
    Estou feliz por ter desapegad.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *0* nuss quantos livros kkkk
      queria ter visto pra pegar também hahaha
      Que ótimo. Parabéns!
      Beijinhos!

      Excluir
  27. Oi,

    Compartilhar é a palavra da vez. Compartilhar livros, alegrias, palavras boas. Adorei sua ideia e este final de ano compartilhei tanto coisas materiais como espirituais.

    Beijos
    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oie Gisele!!
    Ótima iniciativa sua e de seu amigo, acho que tanto os livros como tudo na vida não precisa ser acumulado em excesso. Que todo leitor gosta de ter sua estante toda linda e maravilhosa já sabemos, assim como também sabemos que sempre temos aqueles livros que ficam estacionado por lá.

    ResponderExcluir
  29. Olá Gisele! A ideia é muito boa
    vou tentar usar mais isso esse ano!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Oii, tudo bem?
    Eu acho essas ações sempre muito bonitas, eu tenho que confessar que não sou muito de doar livro, eu sou bem apegada a eles rsrs, mas decidi que esse ano irei fazer um limpa nela e doar alguns livro, e outros irei trocar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz mesmo. No facebook antigamente tinha grupo de escambo, e sempre tem aquele velho sebo para trocar =D

      Excluir